1


Sobre

É com imenso carinho que queria contar para vocês que estamos organizando nosso Primeiro Seminário de pesquisa. Este evento vai acontecer entre os dias 17 e 19 de Junho de 2024 e gostaríamos muito que discentes e docentes mandassem trabalhos para nosso evento. A intenção é reunir o atual corpo docente, discentes e egressos(as) em 3 dias de evento para debater nosso programa e apresentar os trabalhos que estão sendo realizados por aqui. A submissão é bem simples, apenas um resumo. Também queremos receber trabalhos de pessoas que se identificam com nosso programa e que querem aparecer por aqui. Tá todo mundo convidado!

A programação do evento ainda contará com Palestras de 3 professores do programa, um de cada linha de pesquisa, seguida de uma mesa redonda com os demais docentes da linha de pesquisa. Acho que será a primeira vez que iremos sentar para discutir nossas linhas de pesquisa e estou bem ansioso por isso.

Também teremos um momento especial para apresentar nossos Grupos de estudo, pesquisa, extensão e arte, uma chance de contar para demais colegas como realizamos nossos trabalhos coletivamente. O evento ainda contará com Anais publicado com trabalhos completos e terá chamada de artigos para 2 revistas.

Organização

  • Flávio Luiz Schiavoni
  • Mucio Tosta Goncalves
  • Alexsandro José De Sá
  • Anakelly Silva Santos
  • Fernanda Torres Campos
  • Júlia Maria Pereira Rodrigues
  • Lívia Rodrigues Stefani
  • Lorena De Morais Faria
  • Luiza Queiroz Barroso
  • Paulo Sérgio Abreu Da Silva
  • Suzana Helena Ceranto Ribeiro




Datas importantes

  • Divulgação da chamada de trabalhos - 22 de março de 2024
  • Deadline das submissões- 5 de abril | 05 de Maio 13 de maio de 2024 de 2024
  • Notificação de aceite - 24 de abril | 08 de Maio 15 de maio de 2024 de 2024
  • Submissão do trabalho final - 24 de maio| 08 de junho 13 de Junho de 2024
  • Fim das inscrições de autores - 24 de maio 08 de junho de 2024
  • Data do evento - 17, 18 e 19 de junho de 2024



Chamadas de Trabalhos

Serão aceitos trabalhos com os seguintes temas:

  • Processos criativos: Investigação de processos poéticos de produção em arteciência e urbanidades, interação entre diferentes áreas de saber, acadêmico ou não. O objetivo é construir um campo inter-transdisciplinar de conhecimento no qual as teorias e práticas poéticas e o fazer sejam propulsores que desvendem modos operacionais de compreender e agir no mundo, nas relações arteciência, criando outros desde a perspectiva sustentável.
  • Processo de Difusão - Popularização, Educação e Aplicabilidade: Considerando as relações entre pesquisa e extensão, este tópico visa desenvolver e investigar práticas e teorias inter-transdisciplinares socioculturais sustentáveis em artes, urbanidades e tecnologias que contribuam para a ampliação das possibilidades humanas de ação no mundo, nos campos da educação, comunicação, novas práticas e formas pedagógicas e de popularização do conhecimento.
  • Recepção, crítica e experiência - Narrativas contemporâneas: Investigação das diferentes abordagens teóricas no que concerne à recepção e às experiências provocadas e produzidas pelas poéticas artísticas e socioculturais, históricas e na contemporaneidade, de modo a criar novos recortes epistemológicos inter-transdisciplinares desde a perspectiva da sustentabilidade.
  • Grupos de estudo, pesquisa, extensão e arte: Relatos de grupos que fazem parte do PIPAUS ou que estão associados aos temas Artes, Urbanidades e Sustentabilidade.

Além dos trabalhos científicos, também serão aceitos trabalhos artísticos. Dá uma olhada na nossa chamada!

Acesse a chamada de trabalhos aqui

As submissões devem ser feitas pelo site https://www.even3.com.br/seminario-interdisciplinar-de-pesquisas-em-artes-urbanidades-e-sustentabilidade-447800/

Templates para o envio do trabalho final




Programação

* Prévia da programação

BAIXE AQUI O CADERNO DE RESUMOS COM A PROGRAMAÇÃO COMPLETA! (V 3.0)

Quer uma cópia do crachá? Clique aqui.




Mesas Redondas

Professores presentes nas mesas redondas - Auditório CSA/UFSJ das 16h às 18h
Linha 1 (17/06)Linha 2 (18/06)Linha 3 (19/06)
ZandralaraPaulo Caetano
AdilsonAdilsonAdriana
AdrianaFilomenaFilomena
FlávioMateusFred
laraPaulo CaetanoMúcio
MateusSérgio
MárciaMárcia

Convidados

Zandra Miranda Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Mestre em Artes pela Universidade de Illinois (1997). Defendeu seu Doutorado em Artes Visuais pela Unicamp em 2008, com a tese Convite ao encontro caótico entre a Cerâmica, a Gravura e o Fogo, trabalho que expõe processos e resultados de suas pesquisas plásticas em uma prática fronteiriça entre as linguagens da gravura e da cerâmica. Em seu pós - doc, desenvolvido junto à Unesp, aborda a paisagem cultural sanjoanense em cerâmica e pinturas em terra e ouro. Atualmente é professora adjunta e coordenadora do curso de Artes Aplicadas, ênfase em cerâmica da UFSJ. Coordena o programa de extensão Museu do Barro desde 2012, um dos núcleos de memória do Centro de Referência da Cultura Popular – CMAX, onde desenvolve atividades visando a preservação de seu acervo material e de saberes e fazers tradicionais da cultura cerâmica brasileira. Em suas pesquisas atuais propõe investigações sobre a cerâmica como materialidade, linguagem artística e processo, além de suas possibilidades de aplicação social e terapêutica. Estuda os processos de criação artística, desde a concepção e projeto até os resultados finais. Estuda ainda as possibilidades de desenvolvimento de produtos cerâmicos para inclusão social e geração de renda em comunidades que se encontram em risco social, trabalhando em em contextos de educação formal e não formal e visando a sustentabilidade econômica e socioambiental. É sócia fundadora e atual Diretora-Presidente da Associação dos Artistas de São João del Rei, onde desenvolve diversas atividades como Conselho Curador e tutoria do Ateliê de projetos Vitral.

Júnia Torres é documentarista e antropóloga, reconhecida por sua vasta contribuição no campo do cinema etnográfico. Como integrante fundamental da Associação Filmes de Quintal, ela desempenha um papel essencial na promoção e curadoria de eventos culturais de destaque. Júnia é amplamente conhecida como organizadora e curadora do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, um evento prestigiado ao longo de 27 edições. Sua expertise como curadora também se estende a mostras cinematográficas de relevância nacional e internacional, incluindo "Cinema, Território Ameríndio" (2017), "Política e Palavra no Documentário" (2016) e "Mekukradjá: encontro de realizadores e escritores indígenas" no Instituto Itaú Cultural SP, onde seu trabalho foi reconhecido e celebrado. Além de suas contribuições curatoriais, Júnia é uma diretora talentosa, cuja filmografia inclui obras aclamadas como "A Rainha Nzinga Chegou" (co-direção com Isabel Casimira, Brasil/Angola, 2020), "Nos olhos de Mariquinha" (co-direção com Cláudia Mesquita, Brasil, 2008) e "O Jucá da Volta" (co-direção com Antônio Bispo dos Santos/Nego Bispo, 2014). Seu trabalho pioneiro, como em "Aqui Favela, o Rap Representa" (co-direção com Rodrigo Siqueira, 2002), foi reconhecido com prêmios prestigiosos, demonstrando seu compromisso com a excelência cinematográfica e a exploração de narrativas culturais ricas e diversas.

Iara Lopes Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1999). Mestrado e Doutorado em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos (concluídos em 2002 e 2006, respectivamente). Atua principalmente em temáticas ligadas à Genética e Evolução, Divulgação e Ensino de Ciências Naturais, Extensão Universitária.
TEMA da palestra: Popularização de trabalhos acadêmicos: uma forma de adiar o fim do mundo?


Paulo Caetano Professor Associado da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), leciona no curso de Comunicação Social (Jornalismo), na área de Ciências da Linguagem, e no PIPAUS. Possui Graduação em Letras, Mestrado em Estudos Literários e Doutorado em Estudos Linguísticos, todos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua no Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes, Culturas e Sustentabilidade, e no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Práticas Culturais do Heavy Metal. Tem experiência em estudos do discurso a partir de temáticas transversais, com atuação principalmente nos seguintes temas/áreas: artes, urbanidades e sustentabilidade; linguagem e representação; mídia e discurso; territórios do heavy metal mineiro; estudos "guturais"; cultura brasileira e relações raciais; racismo na mídia; pan-africanismo; cultura afro-caribenha e afro-brasileira; estudos culturais; etnomusicologia, produção cultural e extensão universitária. Desenvolve trabalho musical autoral com os grupos Witchhammer e Saguaros.
TEMA da palestra: Desafios da escrita transdisciplinar.


Ficou com alguma dúvida? Contate-nos por sipaus2024@gmail.com