Simpósio Internacional em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade | UFSJ
ISSN 2594-8482

Apresentação

Apresentação

O Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (PIPAUS) realiza o Simpósio Internacional em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, abrindo-se ao debate sobre seu tema central, a sustentabilidade, entendida como condição sine qua non para a vida no planeta. Frequentemente banalizado, quando não instrumentalizado, indubitavelmente é um debate de relevância para a humanidade, e que exige desvelamento e intervenções para sua realização.

À Universidade, lugar privilegiado para a reflexão e para a produção do conhecimento, cabe portanto a responsabilidade de seu envolvimento. E com isto, no próprio caminhar também se renova. As disciplinas já não são suficientes, e mais do que a especialização, multiplica-se por meio de vários movimentos. Em um primeiro movimento, enovela-se sobre si mesmo, reconhecendo o caminho até agora percorrido, mas agora em um esforço inter e transdisciplinar. Interdisciplinar ao abarcar diferentes campos do saber já consolidados e, em um segundo consequente movimento, transdisciplinar ao fazer emergir conhecimentos advindos do cruzamento destes campos, assim viabilizando novas teorias e metodologias.

Por meio deste Simpósio, portanto, o PIPAUS abre-se como meio para tal debate, e assim contribuir para a formação de atores qualificados para contribuir para a ampliação da consciência intelectual e emocional sobre a mudança climática, as transformações territoriais e as ações insustentáveis. Com isto, em um terceiro movimento, a partir da colaboração transdisciplinar, procura contribuir tanto para rupturas de comportamentos normativos hegemônicos quanto para o desenvolvimento de outras possibilidades criativas e também artísticas, seja em termos de conhecimentos espaciais, de memórias e de tecnologias e que sejam capazes de fornecer subsídios para os tomadores de decisão em governos e empresas, urbanistas e cidadãos, a reconsiderarem os atuais comportamentos insustentáveis e destrutivos.

Inédito na América Latina, o PIPAUS tem como área de concentração interdisciplinar: Poéticas Artísticas e Socioculturais: Espaço, Memória e Tecnologias e conta com professores de diversos departamentos: Letras, Artes e Cultura; Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas; Ciências Administrativas e Contábeis, Ciências Naturais, Ciências da Computação, Zootecnia e Psicologia imbuídos da proposta de gerar conhecimento a partir da interconexão de diferentes saberes o que inclui também outras áreas afins: Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Biologia, Cerâmica, Dança, Jornalismo, Comunicação Social, Artes Visuais, Ciências Agrárias, Engenharia Ambiental, História, Economia, Ciências Sociais, Turismo, Pedagogia, Gestão Ambiental, Geografia, Design, Computação e Química. Tal diversidade estrutura-se em três linhas de pesquisa: Linha 1 - Processos Criativos; Linha 2 - Processo de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade e Linha 3 - Recepção, Crítica e Experiência: Narrativas Contemporâneas.

O Simpósio Internacional em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, deste modo, é relevante para divulgação do PIPAUS e para a consolidação de parcerias que o programa possui junto a pesquisadores e instituições do Brasil, da Europa, da América do Norte e Ásia, por exemplo, International Society for the Arts (ISAT), Science and Technology, Lüneburg Universität, York Universit, Huazhong University, Noth Dakota State University (NDSU).

Um Simpósio como este também traz impactos para o contexto local. A UFSJ está sediada no Município de São João del-Rei, Minas Gerais, na mesorregião geoeconômica do Campo das Vertentes. O aumento de oferta de programas de Pós-Graduação pela UFSJ tem como objetivo gerar pesquisas que contribuam para a diminuição das desigualdades socioeconômicas e culturais regionais. O Campo das Vertentes, neste sentido, tem grande potencial ao se destacar pela produção de base artesanal tanto na área agrícola como na de produtos têxteis, estanho, madeira e couro. Ademais abriga um dos mais importantes complexos mundiais de mineração e metalurgia do ferro. A própria cidade de São João del-Rei possui empresas têxteis, metalúrgicas, alimentícias, entre outras, sendo um dos principais polos industriais do Campo das Vertentes, além do comércio e os serviços que constituem sua principal atividade. Não por acaso grande parte de seus discentes da UFSJ, distribuídos em seus diferentes campi, são oriundos de municípios próximos.

É neste contexto que o PIPAUS propõe um Simpósio com abordagem interdisciplinar inovadora do ponto de vista “glocal”, no sentido de lidar com os problemas referentes ao desenvolvimento sustentável a partir das artes, urbanidades e sustentabilidade.

Normas para publicação

Instruções para autores

A chamada de trabalhos do SIAUS inclui 6 categorias de submissão:

  1. Artigos de Iniciação Júnior
  2. Artigos de graduação
  3. Artigos de mestrado
  4. Artigos para o GT
  5. Vivências
  6. Trabalhos Artísticos

1 - Artigos de Iniciação Júnior

Esta sessão é voltada para estudantes do ensino médio que desejam enviar trabalhos relacionados a artes, urbanidades e sustentabilidade. O objetivo desta sessão é fomentar o diálogo entre as instituições de ensino médio e a universidade. Os estudantes devem obrigatoriamente estar sob a supervisão/orientação de um professor, estagiário ou bolsista PIBID da Instituição a qual está vinculado. Nesta categoria, os trabalhos deverão ter de 4 a 6 páginas e obrigatoriamente conter o nome do aluno e do orientador sendo que a apresentação do trabalho deverá ser feita pelo aluno. Os trabalhos serão expostos oralmente em sessão específica. Além disso, os alunos serão convidados a participar de um Grupo de Trabalho afim ao texto apresentado com o intuito de ampliar a discussão sobre seu trabalho.

2 - Artigos de graduação

Voltado para alunos que possuem trabalhos de Iniciação científica, Extensão ou Conclusão de Curso em andamento ou concluídos nas áreas de Artes ou Urbanidades ou Sustentabilidade. Nesta categoria, os trabalhos deverão ter de 4 a 6 páginas e obrigatoriamente conter o nome do aluno e do orientador sendo que a apresentação do trabalho deverá ser preferencialmente feito pelo aluno. Os trabalhos serão expostos oralmente em sessão específica. Além disso, os alunos serão convidados a participar de um Grupo de Trabalho afim ao texto apresentado com o intuito de ampliar a discussão sobre seu trabalho.

3 - Artigos de pós-graduação

Esta categoria é voltada para alunos de pós-graduação que possuem trabalhos em andamento ou concluídos nas áreas de Artes ou Urbanidades ou Sustentabilidade. Nesta categoria os trabalhos deverão ter de 6 a 8 páginas e preferencialmente conter o nome do aluno e do orientador sendo que a apresentação do trabalho deverá ser obrigatoriamente feita pelo aluno. Os trabalhos serão expostos oralmente em sessão específica. Além disso, os alunos serão convidados a participar de um Grupo de Trabalho afim ao texto apresentado com o intuito de ampliar a discussão sobre seu trabalho.

4 - Artigos para o GT

Esta categoria é voltada para pesquisadores que possuem trabalhos nas temáticas dos GTs com o tema em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade não havendo público alvo definido para a participação. Nesta categoria os trabalhos deverão ter entre 8 e 10 páginas.

Metodologia de trabalho:

Os trabalhos selecionados serão compartilhados para leitura entre os participantes do GTs previamente ao evento. Durante o simpósio, não haverá apresentação oral dos artigos*, mas sim debate sobre os trabalhos. O coordenador do grupo atuará com mediador da discussão. O objetivo é que a partir dos GTs novos artigos sejam elaborados combinando e articulando os textos apresentados. Os anais do evento contarão com os artigos submetidos e selecionados inicialmente e com os artigos elaborados posteriormente como fruto da colaboração entre os participantes.

O grupo sobre Políticas Públicas permeará as discussões dos GT´s propondo/compilando informações que possibilitem a proposição de uma política pública de artes, urbanidades e sustentabilidade por parte da UFSJ.

*Os participantes receberão o certificado de apresentação oral.

5 - Vivências

Esta categoria inclui vivências e atividades práticas. Os autores deverão apresentar um texto técnico de 2 a 4 páginas contendo a explicação do trabalho, fundamentação teórica e questões técnicas como viabilidade, equipamento necessário, tempo de duração e demais informações para a realização. A organização não poderá garantir os equipamentos necessários para a realização e por isto o texto deverá deixar claro o que compete a organização do evento para que o trabalho seja apresentado.

6 - Trabalhos artísticos

Esta categoria inclui exposições de arte, instalações, intervenções e demais trabalhos artísticos. Os autores deverão apresentar um texto técnico de 2 a 4 páginas contendo a explicação do trabalho, fundamentação teórica e questões técnicas como viabilidade, equipamento necessário, tempo de duração e demais informações para a realização. A organização não poderá garantir os equipamentos necessários para a realização e por isto o texto deverá deixar claro o que compete a organização do evento para que o trabalho seja apresentado.

Expediente

Corpo Editorial

Secretaria executiva

Periodicidade da publicação

Idioma(s) que serão aceitos os artigos

Editor

Instituição responsável pela diagramação da publicação

Edição Atual

CONECTANDO ARTES, URBANIDADES E SUSTENTABILIDADE.


Ano I - Número 1
Organizadores: Marcela Alves de Almeida, Adilson Roberto Siqueira e Flávio Luiz Schiavoni.
Publicação: Outubro de 2017
Faça o download aqui.

Edições anteriores

Em breve!