Sinógeno é um documentário poético-experimental feito a partir de samples da tradição dos sinos falantes de São João del-Rei, reconhecida pelo IPHAN como patrimônio nacional.
É a primeira produção a samplear os ritmos africanos tocados pelos sinos da cidade, um fato histórico que insere a tradição centenária na linguagem da música eletrônica.
O documentário aposta em uma edição que usa efeitos e cores para reforçar o conceito de modernizar o passado, profanar o sagrado e manter a cultura viva através da antropofagia.
Além disso, predominam tons vermelhos, que talvez sirvam para nos lembrar de aspectos contraditórios dessa história, que alguns gostariam de deixar esquecidos.
Rabay, Maria Anália, Thiago Morandi
Rabay é Mestrando em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, pela UFSJ. É músico, produtor, compositor e artivista. Atualmente se dedica a projetos educomunicativos na área da saúde mental, em instituições psiquiátricas públicas. Utiliza a educomunicação para misturar artes, mídias digitais e educação, fazendo um trabalho que busca fomentar o protagonismo dos participantes. De sua ação nos hospitais, retira elementos sonoros que utiliza nas suas produções musicais e, em suas criações mais recentes, procura questionar os limites entre arte e loucura.
Maria Anália é musicista, pesquisadora em construção de instrumentos não convencionais e aluna do curso de música da Universidade Federal de São João del-Rei. Na construção de instrumentos pode aprender muito, mesmo que durante o curto tempo de um ano como assistente de palco do grupo UAKTI e com o músico Leandro César. A pesquisa timbrística de Anália caminha junto com a construção de uma estética musical cheia de elementos subjetivos. A paisagem sonora, elemento presente em suas composições, ultrapassa a representação de elementos físicos para a tentativa de uma representação de sensações, emoções e realidades fictícias.
Thiago de Andrade Morandi é Doutorando em Ciências Sociais pela PUC Minas, orientado pela Dra. Regina de Paula Medeiros. Morandi é Mestre em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (UFSJ), e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFSJ. Tem publicações e exibições em Cuba, Portugal e Colômbia. Foi premiado em 2014 pelo Jornal Estado de Minas e pela UNIRIO, em 2013 pelo SENAC Minas, entre outros. Possui diversas produções audiovisuais, destaque para Voz dos Sinos, documentário exibido em 2018 na 00 Bienal La Habana, em Cuba, em 2019 na ANPOCS e no Festival de La Imagen (Colômbia);