Vídeo final da intervenção artística e urbana Renda-se que aconteceu no patrimônio histórico Fortim dos Emboabas, em São João del-Rei, em dezembro de 2020. Intervenção realizada em co-criação dos pesquisadores Tássia Murad Abreu e Igino de Oliveira Silva Junior juntamente com os representantes da comunidade Alto das Mêrces, objetivando visibilidade e protagonismo para a comunidade.
Apresentamos a vestimenta-ação com o propósito de apropriação do espaço pela criação de ambientes interativos que possibilitam novos modus de diálogo e comunicação através da consciência reticular experimentada e as tecnologias criativas desenvolvidas como o tear de renda têxtil e digital que materializou a vestimenta para aquele espaço.
Coletivo Renda-se - coletivo formado pelos pesquisadores Tássia (estilista, arte educadora) e Igino (arquiteto, artista digital) e representantes da comunidade Alto das Mercês (SJDR) - Michelle, Elisa, Edir, Ticiane, Carolina, Lúcia, Kiko, Daniela. Coletivo foi criado com o objetivo em comum de dar visibilidade ao bairro Alto das Mercês e protagonismo para as pessoas que ali moram, através da arte têxtil e digital. A criação do coletivo nos permitiu mostrar o nosso trabalho dentro do próprio bairro, em rodas de conversas, participações acadêmicas e exposições artísticas, tais como: Intervenções urbanas no bairro (encontros semanais e apresentações do trabalho na Rua do Ouro, no Alto da Serra e no Fortim dos Emboabas, SJDR), ARTECH 2021 (Aveiros, Portugal), 15ª Primavera dos Museus 2021 (IBRAM), 'É trabalho de mulher' (Galeria Adro, SJDR), oficina criativa 'Renda-se' (IV Mostra Vestígios 2019, Solar da Baronesa, SJDR).